Atividade física e envelhecimento

A atividade física é um grande aliado do envelhecimento saudável; a prática de exercícios regulares pode auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças como depressão e Alzheimer, além de ser eficaz no tratamento de perda da capacidade motora. Outro benefício das atividades físicas são o melhoramento e o estímulo do humor, além de prevenir o sedentarismo.

A falta de motivação contribui para o sedentarismo na terceira idade. Por isso, o REGER Viver + é responsável por promover atividades que estejam dentro do limite dos pacientes, mas que ao mesmo tempo os estimulem a ter uma vida mais saudável e ativa. Nossos fisioterapeutas estão sempre atentos ao equilíbrio entre a necessidade do exercício e o risco crescente de lesão que a idade traz. As atividades físicas também estimulam o convívio em comunidade, aproximando mais as pessoas. É sempre bom fazer amigos.

O envelhecimento causa desgastes e mudanças em vários sistemas funcionais, isso é inevitável. A saúde aos 20 ou 30 anos é completamente diferente da saúde aos 80 ou 90, ou seja, há que se relativizar o conceito, adequá-lo, compreender que em qualquer idade, conquistar a saúde significa obter o máximo de qualidade de vida dentro da possibilidade de cada um.

Em qualquer idade, uma simples caminhada que seja já contribui para o funcionamento do sistema locomotor, prevenindo doenças como a osteoporose, por exemplo. Não só caminhadas, mas dança, andar de bicicleta, natação, toda atividade é válida. Não se acanhe, vista-se e divirta-se. Afinal de contas, diversão é importante em todas as fases da vida.

Quer dicas? Confira alguns exercícios ótimos para sua saúde:

Caminhada – Um exercício fácil e que previne uma série de doenças crônicas e cardiovasculares.

Natação – Trabalha não só a musculatura, mas ajuda e muito no funcionamento do sistema respiratório.

Dança – Além de trabalhar a coordenação, a dança fortalece a musculatura e é uma excelente forma de socializar.

Musculação – Fortalece os músculos e gera perda de peso e de gordura.

 No REGER, dispomos de modalidades muito importantes para a saúde:

  • Pilates – Que atua no fortalecimento muscular, alongamento e equilíbrio.
  • RPG – Que atua na postura e na melhora de dores decorrentes de desequilíbrios posturais.
  • Fisioterapia Aquática – Que melhora globalmente a musculatura, a flexibilidade e o equilíbrio, com o bônus do relaxamento muscular.
  • Fisioterapia Clássica – Ginásio com diversos equipamentos de uso geral, além da marcha suspensa, prancha ortostática etc.

Comece hoje uma atividade física e cuide de seu corpo e de sua mente!