Dicas práticas de exercício para a memória

Memória é a forma como o cérebro armazena informações oriundas de experiências vividas e sentidas. Porém com o passar do tempo esta função pode sofrer e se desgastar, confira abaixo 3 práticas essenciais para trabalhar sua memória! Confira abaixo dicas práticas para exercitar o cérebro e ativar a memória!

 

Dicas para exercitar a memória com idosos
O quebra-cabeça é uma prática simples e muito eficiente

 

À medida que o tempo passa, a nossa capacidade de armazenar informações diminui. Isso acontece devido ao desgaste do tempo e às doenças degenerativas como Alzheimer. Para manter longe esse tipo de desconforto, alguns exercícios muito simples podem deixar nosso cérebro em alerta e, acima de tudo, muito saudável. Confira alguns deles:

 

 

  • JOGO DOS 7 ERROS

Ele pode parecer simples, mas é um dos mais eficazes para estimular a memória dos idosos. Isso porque ele força a pessoa a aguçar sua percepção e análise ao procurar diferenças em duas imagens aparentemente iguais. Existem almanaques, jogos online, entre outros. O que não pode é não exercitar.

  • QUEBRA CABEÇA

Essa atividade é recomendada para todas as idades. Podemos enxergar o quebra-cabeça como uma atividade progressiva. Comece com um número pequeno de peças e depois vá aumentando. Assim, você exercita seu cérebro e trabalha a agilidade. Não importa o tema, jogue e exercite-se!

  • FILMES OU LIVROS

Para trabalhar a capacidade de armazenamento, depois de ler um livro ou assistir a um filme, conte a história para alguém. Muitos estudos determinam que realmente absorvemos um conteúdo quando repassamos o aprendizado. Compartilhe!

 

Agora que você já sabe alguns métodos que funcionam, vamos colocar a cabeça para funcionar!

 

Confira a edição da Revista Reger sobre Cérebro e memória aqui: http://www.hospitalreger.com.br/revistas/Revista%20Reger%20Viver%20Mais%20-%20Ano%204.pdf