Giro no tempo: conheça a origem do hospital de transição no mundo e no Brasil

O conceito de hospital de transição surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na prestação de cuidados de saúde para pacientes em diferentes estágios de recuperação, que já não precisavam mais de todo suporte oferecido no hospital tradicional, mas que ainda demandavam cuidados e acompanhamento médico próximo, reabilitação e cuidados especializados antes de serem liberados para retornar às suas casas ou serem transferidos para outras instituições.

A ideia de um hospital de transição se desenvolveu ao longo das últimas décadas, impulsionada por vários fatores, como avanços médicos, mudanças demográficas e a necessidade de otimizar o uso dos recursos de saúde.

Surgimento do hospital de transição no mundo

Nos países mais desenvolvidos, o hospital de transição começou a ganhar popularidade na segunda metade do século XX. Os sistemas de saúde enfrentavam desafios crescentes em lidar com o envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas e a necessidade de garantir que os leitos hospitalares fossem alocados de forma eficiente para aqueles que mais precisavam.

Esses hospitais de transição foram projetados para oferecer cuidados de saúde e reabilitação de curto prazo para pacientes que já haviam passado pela fase mais aguda de suas condições médicas. Isso permitia uma transição mais suave dos cuidados intensivos para uma fase mais leve de atendimento, com foco na reabilitação, mobilidade e na reintegração do paciente à comunidade.

Surgimento do hospital de transição no Brasil

A implementação de hospitais de transição no país foi uma resposta à crescente demanda por serviços de saúde mais integrados e eficientes. Pacientes que se encontravam em estados intermediários de tratamento, ou que haviam recebido alta hospitalar, mas ainda precisavam de acompanhamento clínico e terapêutico, encontraram nesses hospitais uma alternativa adequada.

Soluções do Hospital REGER

O Hospital REGER é pioneiro na região do Vale do Paraíba a adotar o conceito de hospital de transição e desenvolver soluções inovadoras para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

No Hospital REGER a transição de cuidados é humanizada e individualizada. Cada paciente é avaliado por uma equipe de especialistas experientes, que de forma interdisciplinar elaboram um plano terapêutico personalizado para as suas necessidades. O objetivo é oferecer recursos adequados a fim de reabilitar, resgatar ou manter funcionalidades, autonomia e a independência de pacientes que necessitam de reabilitação, cuidados paliativos ou ainda, suporte na terminalidade da vida.

A família também está no foco das atenções. Sua presença reconhecidamente influencia no alcance dos melhores resultados. Por isso, o REGER oferece todo o suporte à família, que é inserida e participa ativamente de todas as decisões no planejamento terapêutico. Além disso os nomeados cuidadores também recebem orientações e treinamento com relação à rotina de cuidados do paciente. Desta forma, favorecemos que o paciente venha a receber a atenção adequada para sua situação clínica e possa progredir e retornar ao seu lar de maneira mais rápida e segura.

A preocupação com o bem-estar emocional dos pacientes é uma das características do Hospital REGER. A estrutura foi cuidadosamente pensada para oferecer todos os recursos e estímulos necessários; ao mesmo tempo, foge aos padrões dos hospitais tradicionais, trazendo acolhimento e a sensação de estar mais próximo de casa.

O Hospital REGER acredita que um ambiente apropriado e acolhedor, aliado a uma equipe de profissionais dedicados, fazem com que os pacientes se sintam confiantes e os motiva em sua jornada de tratamento.

Deseja receber nosso conteúdo semanalmente? Cadastre-se aqui, para receber: http://www.hospitalreger.com.br/contato